"A instituição de crédito comercial norte-americana CIT anunciou hoje que provavelmente não irá ser resgatada pelo Governo dos Estados Unidos, aumentando a especulação de que irá declarar falência.
As negociações com as autoridades reguladoras fracassaram e “não existem perspectivas apreciáveis de novo apoio governamental”, afirmou hoje o centenário grupo financeiro em comunicado, citado pela Bloomberg.
O Grupo CIT, que já foi a maior instituição de crédito comercial dos Estados Unidos, poderá assim declarar falência se o governo dos EUA não intervier, afirmou esta semana a agência de notação internacional Standard & Poor’s.
No documento, o CIT diz que está a “avaliar as suas alternativas”.
“A alternativa mais viável, se o governo não intervier, é uma viagem até à falência”, disse Adam Steer, analista da CreditSights, à Bloomberg.
O CEO do CIT, Jefferey Peek, terá assim fracassado na sua tentativa de convencer as autoridades reguladoras de que o colapso da instituição que lidera poderia ameaçar o sistema financeiro, já que o Tesouro, a Reserva Federal e a Corporação de Garantia de Depósitos recusaram-se a colocar em risco mais dinheiro dos contribuintes na empresa para além dos 2,33 mil milhões de dólares que foram injectados na instituição em Dezembro para tentar impedir que esta falisse."
Diário Económico 2009.07.16
Faço uma comparação: A CGD já injectou 2.500 milhões de euros no minúsculo BPN, os americanos (que são evidentemente, muito mais pequenos que nós) acham que não devem ir além de 2.330 milhões de dólares (aproximadamente 1.600 milhões de euros) para um banco de dimensão incumensuravelmente maior que o nosso BPN.
Nós é que somos ricos!!
E bananas .....
Sem comentários:
Enviar um comentário