17 outubro 2009

ERC - Estamos Radicalmente Confusos

A ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social - aprovou por unanimidade uma deliberação na qual lamenta a intervenção da Administração da TVI relativamente à suspensão do "Jornal Nacional" de Manuela Moura Guedes, decisão que a ERC diz invadir os limites da Direcção de Informação e ser contrária à lei.
Esta decisão faria algum sentido não tivesse esta entidade condenado em Maio desta ano a TVI, mais concretamente algumas das suas emissões do Jornal da Noite de sexta-feira, por desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística.
Isto é mais uma comédia assente na incompetência e falta de critério de quem compõe os órgãos reguladores em Portugal, pois ou não concordam com a linha do programa, ou não aprovam o fim do mesmo. Defender as duas coisas no espaço de 4 meses é que não pode ser aceitável.
Para mais, afirmaram que a deliberação se deve à oportunidade da suspensão do programa: 3 semanas antes das eleições legislativas. Mas, o que dizer do "timming" da decisão da ERC na semana depois das autárquicas?

16 outubro 2009

Maitê dançou

Eu até podia pensar que o video da Maité era uma tentativa de fazer humor, mas desde quando tem piada cuspir numa fonte de um monumento nacional de um país, que por acaso até é considerado património mundial pela UNESCO?

Com este gesto a actriz demonstrou o baixo nível que tem, seja qual tenha sido o objectivo do vídeo, mas as demais companheiras de programa também parecem não lhe ficar atrás.Na peça ficaram bem patentes:

  1. falta de respeito pelo alheio;
  2. grande ignorância;
  3. falta de sentido de responsabilidade;
  4. falta de inteligência.

Era uma personalidade respeitada em Portugal, mas por muito que ela venha pedir desculpa, o que ela fez/disse não vai ser esquecido.A palavra e o cuspe são como as pedras: depois de lançadas não voltam atrás.

P.S.: Os protestos surgem passados 2 anos, porque foi quando o vídeo em causa foi colocado no YouTube, porque, como disseram já alguns amigos brasileiros, o programa em que foi emitido parece ser de "bobagens", pelo que não deve haver muitos portugueses a assistir. Imagino que o povo brasileiro não gostava que o Ricardo Pereira fosse cuspir no Cristo Redentor. No fim até achei graça à apresentadora que comentava “Recebemos um e-mail (da Maitê), ela escreveu e dizia assim: Não estou conseguindo mandar e-mails de Portugal”. Sem dúvida cómico, se ela não consegue mandar e-mails como é que a outra o recebeu no Brasil?